domingo, 22 de abril de 2007

Segurança na Internet

O que não se deve usar na elaboração de uma senha?


Nomes, sobrenomes, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas
deverão estar fora de sua lista de senhas. Esses dados podem ser facilmente obtidos e uma pessoa mal intencionada, possivelmente, utilizaria este tipo de informção para tentar se autenticar como você.
Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar palavras que façam parte de dicionários. Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras (dicionários) e listas de nomes (nomes prórios, músicas, filmes, etc.).


Então o que é uma boa senha?



Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos), deve ser simples de digitar e, o mais importante, deve ser fácil de lembrar.
Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha. Por exemplo, “pAraleLepiPedo” e “paRalElePipEdo” são senhas diferentes.
Entretanto, são senhas fáceis de descobrir utilizando softwares para quebra de senhas, pois não possuem números e símbolos, além de conter muitas repetições de letras.


Como elaborar uma boa senha?


Quanto mais “bagunçada” for a senha melhor, pois mais difícil será descobrí-la. Assim, tente
misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente prática e que gera boas senhas difíceis de serem descobertas é utilizar uma frase qualquer e pegar a primeira, segunda ou a última letra de cada palavra.
Por exemplo, usando a frase “batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” podemos gerar
a senha “!BqnsepC” (o sinal de exclamação foi colocado no início para acrescentar um símbolo `a
senha). Senhas geradas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas.
Mas lembre-se: a senha “!BqnsepC” deixou de ser uma boa senha, pois faz parte desta Cartilha.
Vale ressaltar que se você tiver dificuldades para memorizar uma senha forte, é preferível anotá-la e guardá-la em local seguro, do que optar pelo uso de senhas fracas.

Texto retirado da Cartilha de Segurança para Internet – 2006 CERT.br

Nenhum comentário: